O Amazonas é um Estado repleto de lendas em sua cultura predominantemente indígena. E entre essas lendas está a do nascimento de guerreiros. Na selva quando um guerreiro nasce o céu enche de estrelas e a lua dá o brilho encantador à noite, pois nasceu mais um homem trabalhador que lutará até o fim de seus dias pelo sangue que corre nas suas veias. A Fundação Muraki também nasceu do ideal de guerreiros, de pessoas que acreditaram num sonho, acreditaram num ideal caboclo: desenvolvimento sustentável do Estado mediante ações da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas. Assim, a Fundação Muraki foi criada em 1999 para servir de apoio institucional ao extinto UTAM (Instituto de Tecnologia da Amazônia), e em 2001 também para a, então, recém-criada UEA (Universidade do Estado do Amazonas).

Com a unificação e o fortalecimento da UEA, nos tornamos a única fundação de apoio da maior expressão de difusão do conhecimento no Estado do Amazonas: a UEA. Hoje, trabalhamos em prol de todas as atividades que visem o desenvolvimento, a criação de possibilidades, celebrando convênios de estágios de estudantes de ensino superior e de ensino médio, gerenciando recursos financeiros destinados ao pagamento das despesas de diversos projetos, enfim apoiando o desenvolvimento acadêmico com o toque de futura profissionalização.

A Fundação Muraki oferece apoio gerencial e executa projetos públicos e privados desenvolvidos com o propósito de ensino, pesquisa e extensão. Gerenciamento e Execução de Projetos com Recursos Públicos: A Fundação Muraki realiza a administração de recursos de natureza pública, desenvolve seu trabalho, em estrita obediência aos ditames normativos que regem o direito administrativo e o direito público brasileiro. Há a realização, por parte da Fundação Muraki, de processos licitatórios para aquisições e contratações que envolvam os mencionados recursos públicos, com plena observância às Leis n. 8.666/93 e 10.520/2002. Enfatize-se, a Muraki, neste tipo de atividade gerencial (administração de recursos públicos), funciona como uma instituição de direito público nata e, portanto, se amolda às leis que regem as entidades de direito público, sempre primando pelo resguardo dos princípios e leis inerentes. Gerenciamento e Execução de Projetos com Recursos Privados: Neste caso, a atuação da Muraki é resultante de convênios ou contratos com instituições de natureza privada ou de sua atuação em parceria com empresas particulares, tais como a Thomson, Envision, Benq, dentre outros. Neste segmento, os projetos são direcionados, notadamente, à área de pesquisa e desenvolvimento (P&D), regendo-se, a Muraki, pelas normas de direito privado, seguindo as regras ditadas pelo Código Civil Brasileiro e pela própria Constituição Federal. Para tanto, conforme reza as disposições contratuais entre partes, a Muraki submete três ou mais cotações de preços à apreciação e aprovação do ente concedente do recurso, a fim de proceder com as providências de compras ou contratações.

plugins premium WordPress
pt_BRPortuguese